Competitiva Nordeste
SESSÃO I
Das raízes ao vento
Exibição presencial
29/10 - Auditório Leite Alves CAHL
20h
Direção: Irion Martins
TRAGA NOVIDADE
60 anos após a descoberta de petróleo em Carmópolis (SE), a cidade que detém a maior reserva terrestre de gás do país ainda clama por transformação social ao se ver vendida a uma empresa espanhola e sem retornos sociais equivalentes à riqueza explorada.
Direção: Paulo Clayton Lima; Pedro Cauã da Silva; Rayane Kellen Lima; Wendy Aguiar
Narrativas LGBTQIAPN+: em
contextos de escola e universidade
O curta-metragem reúne relatos coletados por meio de formulário online elaborado pela equipe do Projeto Narrativas LGBTQIAPN+, com o objetivo de refletir acerca das vivências de pessoas da comunidade sexodiversa em contextos de escola e de universidade.
YBY KATU
Direção: Jessé Carlos Ladivan Soares Kaylany Cordeiro Geyson Fernandes Rodrigo Sena
YBYKATU (terra fértil) apresenta através da cosmovisão Potyguara do Katu, a retomada ancestral de Maria e suas amigas que vivem entre a cultura agrícola indígena e o centro urbano da Grande Natal, RN.
A Cachoeira dos Pássaros
Direção: Thiago Pombo
Diversos passarinhos habitam uma região banhada por cachoeiras, porém um novo empreendimento pode trazer mudanças na dinâmica desse ecossistema.
Caminhos Abertos
Direção: Bárbara Lima
Como é ingressar, permanecer e concluir a graduação em universidades públicas? Quais formas de permanência, arranjos e suportes são encontrados e construídos durante esse percurso no ensino superior público? CAMINHOS ABERTOS é um documentário que propõe ampliar o debate a respeito dessas e das demais questões que atravessam os percursos de jovens de classes populares em universidades públicas do interior da Bahia. As narrativas são contadas a partir das vivências e encruzilhadas das e dos estudantes Marla Luisa Brito, Ana Carolina dos Reis, Matheus Vinicius Ferreira e Alisson Santos. Eles e elas compartilham suas trajetórias, impressões e dinâmicas de vida trilhadas desde o ensino fundamental até o ingresso no ensino superior público. De forma paralela, são compartilhadas as dificuldades e desafios enfrentados nessa jornada, assim como as lacunas relacionadas à comunicação e informações essenciais para a rotina acadêmica. Destaca-se também a importância da educação como um instrumento que desempenha transformações sociais e amplia as possibilidades de construção de projetos de vida.