Sobre o PET Cinema
O PET Cinema da UFRB é o único Programa de Educação Tutorial (PET) de curso de cinema e/ou audiovisual, dentre as mais de 800 unidades no território brasileiro. O Grupo foi criado pela profa. Rita Lima em dezembro de 2010. De 2017 a 2022, sob tutoria da profa. Ana Paula Nunues, o PET passa a centrar suas pesquisas e ações em torno da interface Cinema e Educação. Em 2023, o PET passou pela tutoria da profa. Marina Mapurunga e hoje está sob tutoria da profa. Dorotea Bastos. O PET busca articular ações de ensino, pesquisa e extensão com a cultura cinematográfica. O objetivo é que o diálogo com os filmes enriqueça tanto os estudantes de cinema quanto os espectadores de todas as idades, com compreensão de si e do mundo; que a curadoria atue como um dispositivo contra a tradição da história única (o pensamento único). O PET Cinema representa um espaço precioso de aprendizagem para os 12 bolsistas envolvidos e tutora.
Atuais membros PET Cinema
Tutora - Dra. Dorotea Souza Bastos
Professora de Direção de Arte e Poéticas Audiovisuais Contemporâneas no curso de Cinema e Audiovisual e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Líder do VISU – Grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena, com investigação sobre dramaturgias da imagem em narrativas audiovisuais.
Doutora em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve/Universidade Aberta de Portugal e em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (em co-tutela). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, na Universidade Estadual de Feira de Santana.
Amanda Rodrigues
Graduanda em Cinema e Audiovisual pela UFRB, é natural de São Paulo/SP e mora em Cachoeira/BA. É diretora de fotografia/operadora de câmera dos documentários “Macumba: As Guardiãs do Segredo”(2019) e “Gira a força da encruzilhada”(2021), ambos projetos da Coletiva Inã. Idealizou e coordenou o Projeto Criando Personagens Reais - da escrita para as telas (2020). Produtora do projeto “QUEBRADA - Uma Escrita Periférica” para a criação de Laboratórios de Roteiro e uma sala de roteiro nas periferias de São Paulo. É diretora de fotografia dos curtas-metragens “Amarela” (2023) de Bárbara Sartori, “Bagas e Bagaceiras” (2022) de Sheila M. Santana, e “Ladeira das Mulheres” (2024) de Fábio Dutra. Atualmente, é bolsista do grupo PET Cinema da UFRB, por onde coordenou e produziu as edições 10 e 11 do CineVirada - Festival de Cinema Universitário da Bahia.
Bagdá Sakugawa
Bagdá Sakugawa, estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB/CAHL), integrante do PET Cinema e participante do grupo de extensão com foco em fotografia, música e performance - (S)em Fronteiras. Lutando para mexer nas feridas das normas estruturais de gênero, sexualidade e raça através da arte.
Brize Dantas
Natural de Salvador, é Graduando em Cinema e Audiovisual pela UFRB, musicista e ilustrador. Foi curador da 4ª Edição da ManduCA e atualmente integra o PET Cinema, o VISU, Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena, e o GEEECA, Grupo de Estudos em Experiências Estéticas, Cultura e Arte, nos quais direciona os seus interesses por animação, direção de arte e narrativas plurais LGBTQIA+ .
guivinte4
Educador e multiartista do semiárido da Bahia, transitando entre o sertão e o recôncavo desde 2014. Formado em Licenciatura em Biologia, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB da Universidade do Recôncavo da Bahia – UFRB. Estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, no Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL. Bolsista do Programa PET-Cinema UFRB. Possui vivência na educação básica, no teatro, nas artes plásticas e no cinema universitário.
Letícia Cristina
Letícia Cristina é formada em Processos Fotográficos pela ETEC, atualmente é graduanda em Cinema e Audiovisual pela UFRB, onde atua como diretora de fotografia em projetos universitários. Assina a direção de fotografia do vídeo clipe da música Sentimento Atemporal, foi assistente de fotografia no video clipe de Suite Cachoeirana, dirigiu o curta metragem Os Dias Com Você, e fez a direção de fotografia do curta Praia dos tempos. Desde 2021 é integrante do PET Cinema da UFRB.
Luan Santos
Luan Santos é estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira/BA, onde atua como diretor audiovisual independente nas áreas de direção, edição, cor e pós-produção. Dirigiu os curtas "Mil Vinny's - Suíte Cachoeirana" (2019), "Os Dias Com Você" (2021) e "Praia dos Tempos" (2021), exibidos em festivais de cinema nacionais e internacionais. Trabalha como freelancer nas áreas de montagem, edição, pós-produção e finalização em obras audiovisuais para Cinema, TV e mídias digitais.
Marcela Figueredo
Natural da maior periferia de Feira de Santana, Marcela Dias é roteirista, escritora e graduanda em Cinema e Audiovisual pela UFRB. Entre seus trabalhos, assina a direção e o roteiro dos documentários "Entrelinhas" (2023) e "Reflexo de um êxodo reverso" (2023) e “De onde venho é para onde vou” (2024) e a curadoria do IX e V Cine Virada. É bolsista do PET Cinema há dois anos e segue o caminho de fazer audiovisual sobre e para os seus, dentro dos recortes de raça, sexualidade, gênero e classe social que lhe abrangem.
Mapa Macedo
Mapa Macedo, natural de Alagoinhas, interior da Bahia, atua em trabalhos como produtora, roteirista e multiartista. Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira, integrante do Programa de Educação Tutorial - PET CINEMA da UFRB como bolsista. Diretora e Roteirista do Curta-Metragem “Cajuína” (2024) que está em fase de pré-produção, Diretora de Produção, Produtora Executiva, Roteirista e Montadora do curta-metragem “Felipa” (2023); Assistente de Fotografia no curta “Amarela” (2023). Atualmente é Coordenadora do XI Festival CineVirada, Festival de Cinema Universitário da Bahia e atuou como curadora da competitiva Bahia do mesmo festival em 2023. Estuda a potência do audiovisual como instrumento capaz de restaurar, recriar e co-criar mundos através das temporalidades, fazendo um intercâmbio de individualidades e coletividades.
Stephanie Costa
Stephanie Costa é baiana, fotógrafa, graduanda em Cinema e Audiovisual na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Faz parte do grupo PET e do Cineclube Mário Gusmão, já esteve na função de diretora no filme Bandeirolas de Junho (2022), diretora de fotografia, em Segredos de Negroni (2023), still em Socorro (2022), e técnica de som, em Amarela (2022). Acredita nas mostras como meio para uma comunicação ampla e diversificada.
Thierri Azevedo
Graduando em Cinema e Audiovisual pela UFRB/CAHL e membro do grupo PET-Cinema. Atua como diretor, produtor e roteirista, tendo como áreas de interesse Documentário, Cultura Popular e Produção Cultural. Co-diretor de “Incêndios” (em produção), Diretor de Produção de “Bandeirolas de Junho” (2021) e Assistente de Produção de “Amarela” (2022).
Participou da segunda imersão artística nos Estúdios Globo promovida pela MIMB (Mostra Intinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba) (2024).